PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43557 > ORQUESTRA OSFAB ABRILHANTA CELEBRAçõES AOS DIAS DA INFANTARIA E DO SERVIçO DE SAúDE DA AERONáUTICA

ORQUESTRA

OSFAB abrilhanta celebrações aos Dias da Infantaria e do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Publicado: 2024-12-12 15:20:10
Ao longo de mais de oito décadas, esses dois quadros escreveram inúmeros capítulos na história da Força Aérea Brasileira, atuando sempre pautadas no compromisso comum de cuidar e proteger

Em celebração aos 83 anos da Infantaria e do Serviço de Saúde da Aeronáutica, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizou um concerto memorável, na noite desta terça-feira (10/12), em Brasília (DF). O evento celebrou a história, as tradições e os feitos desses dois quadros imprescindíveis. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, prestigiou a homenagem.

A experiência musical foi composta por clássicos da música erudita até inesquecíveis trilhas de cinema, rememorando momentos e personagens da história militar da Aeronáutica Brasileira. O espetáculo consistiu em quatro atos:  

- Origens e Saúde: que celebrou os feitos das áreas da Infantaria e de Saúde da Aeronáutica, duas especialidades que nasceram praticamente juntas, fazendo menção à criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, sendo estabelecidos em 02 de dezembro, o Serviço de Saúde, e em 11 de dezembro, o Serviço de Infantaria de Guarda.

- Todos Unidos pelo Sul: por muitas vezes, Saúde e Infantaria da Aeronáutica atuaram juntas. Há uma similaridade entre os propósitos de cada área. Nesse ano de 2024, mais uma vez elas foram acionadas e empregadas em conjunto numa grande operação humanitária em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS). Incansáveis, infantes, médicos e enfermeiros protagonizaram cenas heroicas de resgate em meio às cidades cobertas pelas águas das chuvas.

 - Infantaria da Aeronáutica: nascida em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, no contexto da Segunda Guerra Mundial, foi instituído em 11 de dezembro daquele ano, a criação de seis companhias de infantaria de guarda, a fim de guarnecerem as Bases Aéreas de Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Galeão (RJ), além dos destacamentos de Natal (RN) e Salvador (BA), na época controlados pela Força Aérea do Exército Americano. À época, o efetivo foi selecionado entre Sargentos, Cabos e Soldados do Exército Brasileiro.

- Celebração: homenagem ao trabalho dos homens e mulheres da Saúde e da Infantaria da Aeronáutica.

Por fim, com o público presente de pé, foram tocados o Hino da Saúde e a Canção da Infantaria da Aeronáutica, em homenagem aos bravos homens e mulheres que servem à nação.

“Desde 1941, quando as duas Armas foram criadas, mostrou-se a qualidade dessa sinergia no trabalho profícuo durante uma guerra que se prolongou por determinado tempo. Hoje, trabalhando nessa sinergia mostra-se esse trabalho, voltado para a parte de direito humanitário, atendimento, acolhimento e, principalmente, no caso da nossa Infantaria, a proteção daqueles que fazem curar, que atendem e que acolhem”, destacou o Subchefe de Organismos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira.  

“Homenagem memorável e emocionante ao nosso Sistema de Saúde e à Infantaria da Aeronáutica! São duas Armas que estão sempre juntas. A gente é forjado, justamente, no apoio ao combatente, no teatro de operações, desde o primeiro escalão, que é no fronte, até a retaguarda, que é nos nossos Hospitais de Força Aérea”, exaltou Diretor do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) Brigadeiro Médico Mauricio Ribeiro Braga.  

Estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais autoridades militares e civis, além de massivo público.  

Fotos: Sargento Vanessa Sonali / CECOMSAER